Se tem uma regra que a grande maioria dos viajantes já conhece para conseguir tarifas áreas mais baratas, é sobre comprar com antecedência. Quem leva essa dica a sério muitas vezes consegue bons descontos para viajar mesmo em feriados e em alta temporada.
Mas não para por aí, existem outras informações úteis para viajar com economia. De acordo com Leonardo Marques, do site Melhores Destinos em uma entrevista para o jornal Folha de São Paulo, as companhias não fazem promoções com, por exemplo, seis meses de antecedência. E só há uma coisa que pode ser pior do que comprar muito antes: deixar para a última hora.
Confira a lista com dicas valiosas que o site publicou:
- Antecedência, mas nem tanto – As promoções não são lançadas com meses de antecedência. Isso por que elas servem para preencher os assentos vazios, otimizando assim o lucro das companhias. Se você não viaja na alta temporada nem em feriados, um bom prazo é comprar a passagem entre um mês e três meses antes para viagens internacionais e entre 20 e 40 dias para as nacionais. Se a data for alta temporada ou feriado aposte no dobro do prazo.
- Vá no contrafluxo – Para viajar e gastar pouco é preciso ser do contra. Explica-se: um destino tipicamente de lazer, por exemplo, costuma ter passagens aéreas mais disputadas e por isso mais caras com idas nas sextas e retornos aos domingos.
- Quem tem datas flexíveis leva a melhor – Não ter uma data fixa para ir e voltar já é meio caminho andado. Muitos sites já mostram opções de busca com flexibilidade.
- Aposte na compra pela internet – Aqui vale a máxima de que pela internet é mais barato. Especialistas apontam que a compra “online” geralmente é a melhor forma pra conseguir bons descontos e isso vale também para as tarifas aéreas.
- Achou? Compre! – Tarifas realmente baratas não ficam à espera. Elas têm número limitado e por isso acabam rapidamente. Não deixa para amanhã, por que a mesma passagem que você viu hoje pode já custar o dobro.
- Não tenha preguiça – Pesquisar, pesquisar e pesquisar mais um pouco. Busque nas agências virtuais, nos sites de companhias, peça opções ao agente de viagem.
- Preste atenção nas taxas extras – Acredite, elas já enganaram muita gente. Simule a compra até o fim durante a pesquisa e anote os valores. Passagens emitidas por empresas terceirizadas podem conter taxas extras, cobram pela prestação de serviço e encarecem o valor final.
- Promoção relâmpago? Avalie uma nova compra – As passagens já estão nas mãos, mas você achou outras bem mais baratas? Avalie as condições de reembolso, faça as contas e decida se desistir da compra antiga compensa.
- Cuidado com o peso da sua bagagem – Mais malas do que o permitido ou com excesso de peso pode sair caro. Uma peça adicional despachada pode custar US$ 150. O quilo extra geralmente é baseado em uma porcentagem sobre a tarifa cheia – cujo valor pode ser bem maior do que a promocional.
Por fim você pode tentar buscar rotas alternativas, se inscrever em programas de milhagem e assinar as newsletters das companhias áreas.
Sites e agências que comparam preços entre companhias
decolar.com
submarinoviagens.com.br
viajanet.com.br
viagens.americanas.com.br
skyscanner.com.br
kayak.com.br
hipmunk.com
travelocity.com
edestinos.com.br
Hotel Fazenda Vale das Pedras, o melhor hotel fazenda de santa catarina!