Há quem diga que praticar caminhadas é viciante. Que bom se todos pudessem experimentar e usufruir desse “vício” benéfico. Claro que, para a caminhada ser considerada um exercício eficaz, você precisa praticar com uma certa frequência e da maneira adequada para obter os resultados desejados.
Porém, caminhar seja da maneira que for, traz um bem-estar danado. Aqui no Hotel Fazenda Vale das Pedras essa é uma prática que sempre atrai nossos visitantes. Até porque, se caminhar já é bom, fazer isso em meio à natureza é melhor ainda, né?
Exercite-se com prazer!
Muitas pessoas não gostam de academia, mas isso não é desculpa para não praticar exercícios. Caminhar é um exercício completo e muito prazeroso. Conhecer os benefícios dessa atividade serve de estímulo para iniciar o quanto antes.
Já foi comprovado que a caminhada é um dos mais eficientes meios para deixar o corpo forte, o organismo regulado e obter um bom condicionamento físico. Caminhar regularmente, ajuda a:
· Melhorar as funções cardio-respiratórias;
· Reduzir a pressão arterial em repouso,
· Controlar da gordura e glicemia;
· Melhorar o condicionamento físico e manutenção do peso;
· Promover o bem-estar físico, psicológico e social.
Cuidados durante a caminhada
Embora caminhar seja fácil e automático para nós, é preciso algumas precauções quando se pretende adotar a caminhada como um exercício físico. Ter orientação de um profissional, liberação médica e alguns cuidados básicos é fundamental.
Corpo ativo: a alimentação e hidratação adequada ajudam a manter o corpo ativo e pronto para executar o exercício. Beba água antes, durante e depois do exercício.
Roupas leves: Usar vestimentas adequadas, leves e confortáveis fazem toda diferença para obter um bom desempenho.
Prepare-se: estar com o corpo alongado antes de iniciar e finalizar a caminhada com um alongamento previne as câimbras e ajuda a ativar a circulação.
Supere-se: conhecer seus limites é a melhor maneira de superá-los. Quando perceber que já se habituou ao ritmo da caminhada, mude o percurso, acelere o passo, aumente a intensidade da caminhada.
Não se acomode: Quando perceber que seu corpo já se acostumou a uma determinada velocidade, tente aumentar, progredir um pouco no exercício, intensificar o passo ou arriscar-se em uma ladeira.
Deu pra ver que a caminhada só traz benefícios, né? É um hábito saudável, de baixo custo e superacessível. Tá esperando o que para começar?