Hotel Fazenda Vale das Pedras – Estrada das Pedras, s/n – Ribeirão Grande do Norte – Jaraguá do Sul – SC

Informações & Reservas

Tel. fixo: (47) 3273-4084
Whatsapp: (47)  99613-0251

Nosso Blog

Confira dicas para andar a cavalo com segurança

Andar a cavalo é uma daquelas coisas que todo mundo deveria fazer, pelo menos uma vez na vida. Muita gente acaba deixando de experimentar essa sensação por medo, mas existem algumas dicas que podem ajudar os iniciantes dessa prática mais seguros para curtir o momento.

A primeira delas é respeitar o seu contato com o animal, aprenda a sentir ele e como cada parte do corpo dele provoca um estímulo.

Antes de sair montando, pergunte ao responsável sobre como costuma ser o comportamento do animal. Saber o seu temperamento é um passo importante, já que existem determinados cavalos que não são indicados para quem nunca praticou.

Você já deve ter ouvido em outras situações que os animais sabem quando estamos com medo. Essa é uma afirmação comprovada, já que quando isso acontece nosso corpo libera hormônios como cortisol e adrenalina! Por isso é importante que você mantenha a calma e tranquilidade. Se o cavalo não se sentir ameaçado, tudo ocorrerá bem.

Evite passar por trás do animal, já que ele tem o coice como uma de suas defesas.

Mantenha uma distância segura, até que ele se acostume com a sua presença e procure falar com ele de forma firme e amena.

Para chegar perto do animal, faça isso sempre pela lateral. Nunca de frente. Se o animal ainda sim recuar, de mais um tempo pra ele se acostumar com seu cheiro e sua presença.

O primeiro contato é sempre feito com as mãos, um carinho no final do pescoço e a espádua pode ser relaxante para ele.

Perceba o animal. Movimentos na cabeça e batidas de patas podem ser um sinal que algo o incomoda e esse pode não ser um bom momento para se aproximar, muito menos montar.

Oferecer alguma recompensa para o cavalo pode ser uma boa opção para ganhar de vez a sua simpatia. Mas isso é claro se o dono dele deixar você alimentá-lo.

Depois de montado, a dica é evitar movimentos bruscos com as pernas e com as rédeas. Todo movimento com o quadril, pernas e rédeas são comandos para o animal. Se preocupe em fazê-los com suavidade.

A roupa e o sapato que você vai usar também são itens importantes. Montar de chinelos, sandálias e outros calçados, não é recomendado. O mesmo vale para roupas e acessórios que possam ficar enroscados no estribo.

Evitar cavalgar ao lado de outros cavalos é essencial. Eles costumam se estranhar e você não vai querer participar dessa briga. Se você não tem experiência, não queira sair cavalgando em velocidade.

Agora, você já pode aproveitar aquele final de semana em contato com a natureza e sem deixar praticar essa atividade por medo.

Hotel Fazenda Vale das Pedras, o melhor hotel fazenda de santa catarina!