Hotel Fazenda Vale das Pedras – Estrada das Pedras, s/n – Ribeirão Grande do Norte – Jaraguá do Sul – SC

Nosso Blog

Sistema RFID promete acabar com o drama das bagagens perdidas

Tem coisa mais desagradável do que você chegar ao destino daquelas tão sonhadas férias e descobrir que sua bagagem não fez o mesmo caminho que você? Para acabar com o problema que aterroriza todos os viajantes, a solução mais poderosa do momento parece ser o sistema RFID. A Delta adotou o uso dele desde abril e garante sua eficácia.

O equipamento funciona com uma tag que é fixada nas bagagens junto a um código de barras. Elas são lidas a partir de ondas de rádio, por isso não é necessário aproximar os leitores das etiquetas. As esteiras que levam as bagagens até o avião têm leitores que reportam instantaneamente se aquela bagagem está sendo encaminhada à aeronave correta, se assim for, ela acende uma luz verde. Se o leitor identificar uma mala que não deveria estar ali, uma luz vermelha é acionada. O RFID já solucionou com sucesso 99,9% de casos de rastreamentos de malas.

A outra vantagem do sistema é que o passageiro poderá saber onde a bagagem está quase que em tempo real a partir das notificações de um aplicativo chamado Fly Delta. Esse recurso ainda não está amplamente disponível, mas a companhia planeja disponibilizá-lo definitivamente até o final do ano.

Agora você deve estar se perguntando, se esse sistema é tão eficiente por que as outras companhias não adotam a tecnologia? A primeira resposta é o custo. A Delta, por exemplo, gastou US$ 50 milhões na implementação do sistema. A notícia boa é que a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês) determinou que, a partir de junho de 2018, companhias aéreas e aeroportos de todo o mundo tenham sistema de rastreamento de bagagem para diminuir a ocorrência de perdas e extravios.

Até lá continuam valendo aquelas velhas dicas para evitar que sua bagagem vá parar bem longe do seu destino final:
– Sempre deixe um intervalo considerável entre as conexões.
– No despacho da bagagem verifique se a sua bagagem recebeu a etiqueta correta, com destino certo. Se houver etiquetas velhas, retire para evitar confusão.
– Cole fitas coloridas, adesivos ou qualquer adereço que permita diferenciar sua mala de outras.

Hotel Fazenda Vale das Pedras, o melhor hotel fazenda de Santa Catarina!